Licenciamento de empresa, edificação e acesso à Redesim-MG

· 7 min read
Licenciamento de empresa, edificação e acesso à Redesim-MG

Com isso, a emissão dessa licença se torna mais rápida e nem sempre é exigido uma vistoria dos bombeiros como ocorre com o AVCB. Apesar do nome diferente – CLCB significa Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros –, não há muitas diferenças entre as duas licenças, uma vez que ambas são emitidas pelo mesmo órgão, o Corpo de Bombeiros, e ambas possuem o mesmo objetivo de garantir a proteção e segurança contra incêndios e outros acidentes. O AVCB será emitido logo após a vistoria se as medidas de segurança estiverem instaladas de acordo com as exigências previstas nas instruções técnicas. Depois de elaborado, protocolado e executado o projeto com a instalação das medidas de segurança, o proprietário, o responsável pelo uso ou o representante legal podem solicitar a vistoria de forma autônoma, sem necessariamente ser representado pelo RT. O CLCB será emitido no Infoscip e as edificações estarão sujeitas à vistoria de fiscalização do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para conferência da instalação e manutenção das medidas de segurança obrigatórias em acordo com as normas do CBMMG.

AVCB DO BOMBEIRO VÁLIDO POR 02 (DOIS) ANOS:

A etapa de licenciamento está ligada à classificação de risco da atividade econômica a ser executada pela empresa, fundamentada nos códigos da Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) e no preenchimento das informações prestadas no Portal de Serviços da Redesim-MG. Para renovar o CLCB é necessário providenciar a manutenção dos equipamentos de combate à incêndio do imóvel e enviar ao Corpo de Bombeiros, além da documentação básica do estabelecimento (IPTU, plantas arquitetônicas, etc), a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida por um engenheiro (civil ou de segurança). O CVCB tem validade permanente, desde que não hajam alterações nos dados e características da edificação ou estabelecimento. Este documento que licencia a edificação ou estabelecimento e deve ser apresentado ao poder público municipal para a obtenção do alvará. O CLCB tem validade de 1 ano, desde que não hajam alterações nos dados e características da edificação ou estabelecimento. É a autorização (licença) concedida pelo Corpo de Bombeiros para o uso das edificações e para o funcionamento  A5S clcb .

Bombeiros militares recebem capacitação em curso avançado de combate a incêndios em compartimentos

Por isso, o responsável pela edificação ou estabelecimento recebe um e-mail de alerta 30 dias antes do vencimento do licenciamento. Por meio desse serviço, você pode solicitar a vistoria para obter o licenciamento emitido pelo Corpo de Bombeiros. O documento autoriza a ocupação de edifícios residenciais e o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. É de suma importância o uso da responsabilidade técnica em projetos e obras de combate a incêndio e execuções de serviços na área de engenharia, pois, caso ocorra algum acidente e/ou algum problema com a qualidade dos serviços prestados o contratante possui seus direitos garantidos. A renovação do AVCB (ou a renovação do CLCB) é geralmente feita entre um a cinco anos depois de ter adquirido o documento inicial, a depender do tipo de estabelecimento. Por exemplo, uma edificação com recepção de público, justamente por receber um grande número de pessoas em seu espaço e consequentemente exigir segurança redobrada, tem até, no máximo, 03 (três) anos de validade de documento.

Serviços para você!

  • Na época, Juliana Minardi, moradora do Bairro Jardim América e fundadora do movimento SOS Mata do Jardim América, comemorou a decisão.
  • Caso seja atingido uma dessas condições, o processo é automaticamente encerrado, devendo ser realizada uma nova solicitação.
  • A solicitação é realizada no portal Via Fácil Bombeiros, devendo ser acompanhada de documentos que comprovem os argumentos apresentados e plantas caso seja necessário.
  • Em edifícios completamente protegidos por sistemas de extinção de incêndios, mais de 96% dos incêndios foram controlados apenas por sprinklers.
  • É sempre indicado procurar a ajuda de um profissional capacitado para realizar a emissão das ART’s necessárias para o seu tipo de projeto e/ou obra.
  • A maioria dos códigos de construção exige que também sejam instalados em edifícios mais antigos.

Para saber a classificação de risco da sua empresa, faça um teste clicando aqui. Edificações residenciais multifamiliares onde não existem atividades econômicas desenvolvidas também precisam apresentar seu Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Deve-se verificar a legislação local onde está situada sua empresa para verificar se a mesma se enquadra como Projeto Ténico ou Projeto Técnico Simplificado. Não existe obrigatóriedade formal prevista em lei, depende de eventuais cláusulas previstas em contrato de locação.

Prazo

Já outros tipos de estabelecimentos podem ter um prazo de validade de até 05 (cinco) anos – lembrando apenas que esse prazo pode ser menor dependendo de onde seu estabelecimento se encontra, podendo variar de estado para estado. A sigla AVCB significa “Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros”, mas também é conhecida como “Licença Bombeiro”, e é uma garantia do Corpo de Bombeiros comprovando que sua edificação possui as condições corretas necessárias e está em conformidade com as normas de segurança que visam prevenir e evitar incêndios e outros tipos de riscos. Já o CLCB significa “Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros” e tem o mesmo objetivo e as mesmas normas que o AVCB, mas sendo mais simplificado, pois é destinado a imóveis considerados de baixo risco ao patrimônio e às pessoas. Já falamos aqui sobre a importância da licença do Corpo de Bombeiros, que serve como uma garantia de segurança para todos os tipos de estabelecimentos – sejam eles comerciais ou até mesmo residenciais, em alguns casos – que recebem ou não fluxo de pessoas em seu espaço. Desta vez, vamos enfatizar a importância do Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB). São submetidos ao processo de vistoria as edificações e estabelecimentos que não possuem as caractéristicas para o processo de licenciamento simplificado. O prazo varia de acordo com a modalidade do licenciamento (simplificado ou vistoria). Na época, Juliana Minardi, moradora do Bairro Jardim América e fundadora do movimento SOS Mata do Jardim América, comemorou a decisão. O CLCB tem validade de um a cinco anos, isto depende dos fatores de risco das atividades do local e do volume de pessoas que circulam pelo ambiente. Proprietários, seus representantes legais ou os responsáveis pelas edificações e estabelecimentos. Isso evita retrabalhos, gastos desnecessários e até mesmo problemas futuros com vistorias dos bombeiros que podem levar a multas e outros prejuízos além de não conseguir o AVCB. É sempre indicado procurar a ajuda de um profissional capacitado para realizar a emissão das ART’s necessárias para o seu tipo de projeto e/ou obra. Há situações em que não é possível a adequação como indicado nas normas e nesses casos é possível utilizar medidas compensatórias para renovar o AVCB. Depois de produzidos os documentos técnicos, o proprietário, o responsável pelo uso ou o representante legal podem solicitar a vistoria de forma autônoma, sem necessariamente ser representado pelo Responsável Técnico. O Projeto Técnico Simplificado (PTS) atende ao licenciamento de edificações e espaços destinados ao uso coletivo classificados como nível de risco III (Risco Alto), quando não se enquadrarem nos requisitos para Projeto Técnico. O Projeto Técnico Declaratório (PTD) atende ao licenciamento de edificações e espaços destinados ao uso coletivo classificados nível de risco II (Risco Moderado), quando não se enquadrarem nos requisitos para PT.

  • O processo inicia e a vistoria é realizada somente após a confirmação do pagamento da taxa.
  • Para saber a classificação de risco da sua empresa, faça um teste clicando aqui.
  • Depois de elaborado, protocolado e executado o projeto com a instalação das medidas de segurança, o proprietário, o responsável pelo uso ou o representante legal podem solicitar a vistoria de forma autônoma, sem necessariamente ser representado pelo RT.
  • O secretário de Educação, Renan Ferrerinha, nega que a condição das cozinhas seja precária.
  • Portanto, nada melhor que contar com uma assessoria que entende o que faz para te auxiliar na emissão e renovação do seu AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
  • É muito importante todos os dispositivos de segurança estejam implantados e mantidos conforme o projeto aprovado junto ao Corpo de Bombeiros para ser adquirido o AVCB.

AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros): Alvará dos Bombeiros do estado de São Paulo – SP

Este procedimento declaratório simplificado não passa pela etapa de análise de projeto e pela vistoria prévia para a emissão do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB). O processo inicia e a vistoria é realizada somente após a confirmação do pagamento da taxa. O licenciamento é emitido automaticamente após a solicitação e a confirmação do pagamento da taxa. Para usar sua edificação ou iniciar as atividades do seu estabelecimento, você precisa do licenciamento do Corpo de Bombeiros. Ao concluir a solicitação, o sistema informa se a edificação ou o estabelecimento estará sujeito ao licenciamento simplificado ou se será necessário passar por vistoria. O licenciamento é concedido quando a edificação ou o estabelecimento está de acordo com as normas de prevenção e combate a incêndio e a desastres do Corpo de Bombeiros e precisa ser renovado todos os anos. Um sistema de Sprinkler (Chuveiros Automáticos) é um método ativo de proteção contra incêndio, consistindo em um sistema de suprimento de água, fornecendo pressão e vazão adequadas a um sistema de tubulação de distribuição de água, no qual os aspersores de incêndio estão conectados. Embora historicamente usado apenas em fábricas e grandes edifícios comerciais, os sistemas estão disponíveis para residências e pequenos edifícios. Os sistemas de segurança contra incêndio com sprinklers são amplamente utilizados em todo o mundo, com mais de 40 milhões de cabeças instaladas a cada ano. Em edifícios completamente protegidos por sistemas de extinção de incêndios, mais de 96% dos incêndios foram controlados apenas por sprinklers. A solicitação de retorno de vistoria deve ser realizada no site do Corpo de Bombeiros pelo sistema Prevfogo em “acompanhar processo”. Além do licenciamento, será emitido também o Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros - CVCB, certificando que a edificação ou estabelecimento foi vistoriado e licenciado por estar em conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros. Neste processo o responsável deverá declarar que a edificação ou estabelecimento está em conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros. Caso contrário, a edificação ou estabelecimento será submetido ao processo de vistoria. A solicitação é realizada no site do Corpo de  Bombeiros pelo sistema Prevfogo. Você deverá realizar o cadastro da edificação ou estabelecimento e inserir todos os dados e informações solicitadas. A van com 15 passageiros seguia no sentido Vitória e voltava do jogo em Minas Gerais entre Corinthians e Cruzeiro realizado no domingo (7). O administrador de empresas Antônio Messias Júnior foi outra vítima que morreu no acidente. De acordo com familiares, ele deixa duas filhas, uma de 12 e outra de 3 anos. O torcedor foi sepultado na manhã desta terça-feira no Cemitério São José, em Linhares. Duas pessoas morreram no local e uma terceira vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital. A van estava com 15 passageiros que voltavam de um jogo do Corinthians em Minas Gerais. As queimaduras, nesses casos, são secundárias — disse o major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros.